quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Mombaça, os ultimos dias ...

17 a 23 de Setembro de 2008 - O voo durou pouco mais de 1 hora desde Kimana. Aterrámos no pequeno aeroporto de Bamburi pelas 18:15. O transfer do ASC levou apenas vinte minutos até os hotéis Dolphin e Flamingo, na Shanzu Beach.
Os ultimos 5 dias foram passados despreocupadamente na piscina do hotel, caprichando por um belo bronzeado, que estranhamente ia conseguindo. As marés haviam mudado em relação à semana anterior, de manhã o mar recuava umas centenas de metros e só ao final da tarde se conseguia ir a banhos (com água acima dos joelhos).
A uma distância sossegada dos beach boys (que de longe e sempre que percebiam a minha atenção, iam saudando o meu regresso, acenando de longe, alguns chamando pelo meu nome) era quase sempre o primeiro a posicionar a erperguiçadeira junto à piscina, virada para o mar, logo pela manhã cedo. Os dias, quentes, eram passados entre a leitura devorada de o Equador, de Miguel Sousa Tavares, os mergulhos rápidos na piscina de água doce ou em banhos temperados no oceano, mesmo ali em frente. As variantes, para além dos breaks para o periodo de almoço anunciado pelo batuque do chef , limitavam-se às idas até o vizinho Flamingo Hotel, normalmente para umas escapadelas à Internet.
Na véspera da partida, dia 22, 2ª feira, tempo previsto para uma excursão de meio dia a Mombaça. Saída pelas 08:30 do hotel, em visita guiada pela ilha de Mombaça, hoje ligada ao continente por uma ponte. No entanto, ainda hoje, é grande o movimento nos grandes ferries que constantemente transportam centenas de pessoas para uma lado e para outro. Visitámos o movimentado centro da cidade, a parte velha da cidade, com o mercado e estender-se às ruas, as ruelas cheias de gente diferente, pouco predispostos para fotografias. A visita terminou no velho Forte de Jesus, construido pelos portugueses no século XVI, hoje transformado em museu da cidade, com a ajuda da fundação Calouste Gulbenkian. Cerca das 13:30 estava de volta ao hotel para o almoço e para uma ultima tarde de sol.
23 de Setembro, a ultima foto, ao nascer do dia...da partida.

Sem comentários: